
Atuo há 10 anos no desenvolvimento de lideranças. No início me dediquei a apoiar líderes que estavam assumindo o papel de gestão pela primeira vez e o questionamento mais comum era: Me tornei líder, e agora?
Compartilho abaixo algumas “dores” que percebi ser comum a quem se tornou líder.
Devo tratar a equipe de maneira diferente?
É comum surgir a duvida de como se comportar, já que até então eram colegas de equipe e agora se tornaram liderados. Manter ou não os mesmos hábitos e a proximidade? Minha sugestão é sempre: deixe claro os limites, mas não se limite!
Não se limite de estar presente em eventos, almoços e tudo que era feito antes, afinal o seu cargo é um estado apenas. Estamos no papel de líder e isso não nos torna mais especiais apenas mais responsáveis.
Mas deixe claro os limites e papéis, porque infelizmente alguns se utilizam da proximidade para conseguir tratamento diferenciado ou não realizar as entregas previstas. O que pode vir a prejudicar a sua liderança e os resultados de toda equipe.
Vejo que não entendem meu ponto de vista, por mais que eu explique…
Nem sempre vão entender e tudo bem!
Talvez apenas agora você perceba posicionamentos que o seu líder tomava e que soavam pouco políticos quando você ainda não era líder. Por mais que sua equipe seja empática, dificilmente vão entender na integra alguns posicionamentos, pois a visão deles ainda não é completa.
Aqui cabem duas habilidades da liderança; resiliência e comunicação.
Quanto mais clara for sua comunicação menor o ruído.
E resiliência para lidar com alguns julgamentos, quando não for possível comunicar tudo.
Ainda não consigo delegar as tarefas!
Costumo dizer que antes de delegar é preciso desapegar e estar pronto para desenvolver.
Sim, você nem sempre vai ter uma equipe 100% preparada e este é o papel mais importante do líder: desenvolver pessoas.
Mas para isso é preciso desapegar das tarefas e entender que as pessoas realmente não vão fazer exatamente como você fazia e isso é ótimo, pois talvez pensem em formas ainda mais eficientes ou apenas diferente.
As vezes me sinto sozinho…
Bem vindo ao time! Ser líder muitas vezes é tomar decisões sozinho, principalmente as que afetam os resultados da equipe. Mas não precisa ser assim, cabe se aproximar de outros líderes dentro e fora da organização para ter com quem discutir ideias e ouvir uma segunda opinião.
Trabalhe o seu ego!
Costumo dizer que o fracasso começa quando acreditamos ter atingido o sucesso.
Você provavelmente não chegou sozinho neste posto e não se manterá se não compreender a importância das demais pessoas nas suas entregas.
Você vai precisar muito das pessoas, seja sua equipe, outros líderes da sua empresa ou outros com quem se relaciona. A sua liderança não será construída sozinha. E mais que isso, tenha claro que este é um posto conquistado e passível de ser alterado.
Cabe a você exercer uma boa liderança, construindo um legado de entregas de qualidade e exercendo a diferença na vida das pessoas.
Afinal, isso é se tornar líder de verdade.
Texto originalmente retirado da Coluna Gente & Gestão do Site do Folha Vitória.