Você já descobriu a sua razão de viver? Como o Ikigai pode lhe ajudar

Final de ano, é comum que as pessoas comecem a pensar sobre onde investiram o seu tempo e se de fato fizeram as melhores escolhas em relação a isso.

Afinal, o tempo não volta. Por isso viver uma vida com uma ‘razão de ser’ é tão importante.

Inclusive saber a razão é o que nos dá ainda mais tempo de vida. Isso foi comprovado ao estudarem sobre a longevidade do povo de Okinawa no Japão, onde surgiu uma “filosofia” chamada IKIGAI, que significa “razão de viver”.

Para o povo japonês, todos nós temos um IKIGAI, e apenas quando descobrimos e vivemos de acordo com ele podemos ser de fato felizes. É nossa força motriz, a razão pela qual nos mantemos de pé, mesmo em situações adversas.

Mas encontrar nosso propósito de vida não é tão simples. Por isso trouxe algumas reflexões que podem lhe auxiliar nesta busca, para que tenha um novo ano repleto de boas razões para viver!

Comece se perguntando: O que você ama tanto fazer que faria de graça? O que quando tem oportunidade de fazer, faz bem feito? O que você ama fazer e faz bem feito, faz diferença para o mundo? Alguém lhe pagaria para acessar esse seu talento?

Após refletir sobre estes aspectos considere em anotar tudo!

Não despreze, mesmo seus hobbys falam sobre você. Veja o que eles trazem, por exemplo: você gosta do futebol ou gosta de trabalhar em time?

Liste tudo e depois avalie as respostas.

Agora considere, o que desta lista você realmente faz bem? Já recebeu elogios ou alguém brincou dizendo que “deveria investir nisso”. Aqui não sabe a cegueira nem o perfeccionismo, seja realista.

Imagine que destas tarefas/hobby/talento alguns possam ser remunerados?

Gosta muito de animais? Pode trabalhar com algo ligado ao mundo pet.

Gosta muito de comunicação? Área de vendas, atendimento ao cliente, treinamentos…

Observe o mundo, de que forma isso faria diferença neste mundo? Traria mais alegria, saúde, solução de problemas sociais?

Imagine-se fazendo isso todos os dias, isso impacta positivamente ao seu redor?

Engana-se quem acha que para mudar o mundo você precisa ser famoso, você só precisa impactar a vida de uma pessoa por dia. Já é um grande movimento na corrente de bem.

Considere seus valores pessoais, eles seriam atendidos se você vivesse de acordo com o essa escolha?

Se agora está mais claro, provavelmente você está mais perto de encontrar o seu propósito de vida, seu IKIGAI.

Fonte: https://www.folhavitoria.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *